quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Quer trabalhar melhor? Ouça música


Está com aquela sensação que as horas passam e você não consegue produzir nada no trabalho? Seus problemas acabaram, basta ouvir uma boa música! Pelo menos, é o que indica uma série de pesquisas que relacionam ouvir música ao aumento de produtividade. Um dos principais motivos para isso é que a música ativa uma parte do cérebro chamada accumbens, que comanda a liberação de dopamina.
Ficou difícil, né? Simplificando, a dopamina é responsável pela sensação de prazer que você sente em vários momentos. Ou seja, provavelmente seu dia de trabalho será muito mais prazeroso se seus fones de ouvidos estiverem tocando uma seleção de boas músicas. Essa sensação é amplificada caso você esteja ouvindo uma lista de reprodução com músicas desconhecidas. Nesse caso, aquela sensação de novidade amplifica os resultados.
Alguns estudos foram mais a fundo nessa questão, como um publicado pela revista Neuroscience of Behavior and Physiology. Nele, constatou-se que um grupo de pessoas teve sua habilidade de reconhecer imagens, letras e números aumentada quando essas tarefas foram acompanhadas por rock e música clássica. Os pesquisadores também comprovaram que trabalhadores de uma linha de produção cometiam menos erros e trabalhavam mais rapidamente quando ouviam esses estilos de música. Ou seja, se tiver algum trabalho repetitivo pela frente, procure ouvir sua banda de rock preferida ou alguma música clássica.
Para aumentar a concentração, é indicado ouvir músicas já conhecidas – aquelas que não te empolgam tanto – ou instrumentais. Isso acontece porque se você ouvir uma playlist repleta de músicas com as quais você se identifica e curte muito, seu cérebro pode liberar uma quantidade exagerada de dopamina. Aí, o tiro sai pela culatra, já que muita dopamina faz você perder o foco.
Os resultados benéficos da música também apareceram em uma pesquisa realizada pela Universidade de Miami, nos Estados Unidos. O estudo foi feito com profissionais de tecnologia e mostrou que o grupo que fazia suas tarefas ouvindo música terminavam mais rápido. De acordo com a professora Teresa Lesiuk, responsável pelo trabalho, o humor é o responsável pela melhora nos resultados. Segundo ela, um funcionário estressado tende a tomar decisões precipitadas, pois está com um nível de atenção muito baixo. A música melhora o humor, consequentemente, traz a capacidade de analisar melhor cada situação.
Contudo, também existem aqueles momentos em que música nenhuma vai te ajudar. Segundo um estudo da Universidade do Instituto de Gales, é recomendável permanecer em silêncio quando o trabalho for mais complexo do que o normal. Isso se aplica àquelas atividades novas, com as quais você não está acostumado a lidar.
Portal Sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário