terça-feira, 14 de julho de 2015

CURIOSIDADES DA RÁDIO



  • Sabia que o primeiro contacto à distância foi realizado por um cientista brasileiro em 1837? O seu nome era Padre Roberto Landell de Moura

  • Sabia que os primeiros contactos foram realizados entre a Avenida Paulista e o bairro Alto de Santana, em 1893 e 1894?

  • Sabia que as ondas que se propagam no espaço são chamadas de Ondas Hertzianas em homenagem ao seu descobridor, Hertz?

  • Sabia que a Rede Mundial de Computadores (Internet) foi fruto do desenvolvimento e parceria tecnológica dos contactos via rádio?

  • Sabia que para verificar qual é a banda operante das ondas hertzianas, basta dividir a frequëncia pela velocidade da luz?

  • Sabia que o seu computador pode ser interligado com rádio frequëncia para fazer contactos com outros computadores?


  • Sabia que as pessoas que fazem contactos via rádio já ultrapassaram 15 milhões de operadores?
  • Sabia que o fenómeno da propagação é devido à reflexão das ondas hertezianas na camada de ionosfera, viabilizando transmissões a longa distância podendo até proporcionar contactos internacionais sem qualquer custo adicional?

  • Sabia que a "Banda do Cidadão" (27.000 Mhz) nasceu em reuniões internacionais, logo após o fim da II Guerra Mundial, quando todos os países estavam animados por um grande espírito de cordialidade e ansiavam dar aos seus cidadões, sem burocracia, meios que permitissem a livre comunicação entre pessoas, em distâncias relativas, sem necessidade de fios ou cabos tornando possível a comunicação entre veículos e estações terrestres, embarcações, etc?

  • Sabia que para a chamada de emergência do maior naufrágio de um navio,foi utilizado o Código Morse pelo comandante do TITANIC. "SOS TITANIC SOS"?

  • Sabia que, segundo um artigo de Oscar Ribeiro (PY1-YLK) na Revista Eletrônica Popular, junho de 1980, volume 48, nº 06; O emprego da tradicional expressão "73" data dos primórdios do telégrafo sem fio. É encontrada em algumas das primeiras edições de códigos numéricos, porém neste período não existe comprovação física da sua utilização. Em abril de 1857 a publicação "The National Telegraph Review and Operators Guide" apresenta esta expressão o que constitui a 1ª prova autêntica do seu uso. Na época 73 significava "My love for You" (Meu amor para si), porém com o passar do tempo o significado corrompeu-se e passou a significar o sentimento vago de fraternalismo, uma palavra amiga entre operadores. Somente em 1859, a "Western Union Company" preparou o famoso "92 Code" uma lista de códigos numéricos de 01 'a 92 e nela constava o 73 como "aceite os meus cumprimentos" que estava de acordo com a linguagem floreada usada na época. Entre 1859 e 1900 os manuais de telegrafia apresentaram distintas variações para o termo e somente em 1908 o "Dodge Manual" definiu a expressão na forma em que é utilizada hoje: " um forte abraço" (" Best Regards" ) porém sabemos que hoje em dia todos os operadores do mundo utilizam esta expressão como James Reid tencionava que fosse usada quando a criou: " uma palavra fraterna entre operadores".

  • Sabia que o termo DX e WX surgiram pelo facto dos radiotelegrafistas substituirem letras perdidas na recepção com a letra X?

  • Sabia que os receptores usados nos anos 30 emitiam sinais muito fortes na frequencia sintonizada. Por causa disso ninguem publicava loggings ate receber confirmação. Desta forma mantinham a frequencia livre de interferências causadas pelos receptores dos outros ouvintes que tentavam receber a mesma estação.


  • Fonte: aminharadio.com

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário