quinta-feira, 30 de julho de 2015

O Rádio e a TV na transição para o futuro


O 27º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, que acontece nos dias 6 e 7 de outubro, em Brasília, será uma oportunidade única de debater o momento atual de transformação vivenciado pelo rádio e pela televisão.
Promovido pela Abert com o tema principal “O Rádio e a TV na transição para o futuro”, o evento reunirá empresários, comunicadores, jornalistas, pesquisadores e representantes do setor público para discutir temas como o panorama da radiodifusão na Câmara Federal, os desafios do panorama econômico brasileiro, como adaptar a radiodifusão à convergência digital e às novas tecnologias, a atual realidade do mercado publicitário e da audiência, desafios regulatórios e a migração do Rádio AM.
A participação do radiodifusor é considerada fundamental para o sucesso do evento. Junto às autoridades públicas, será possível avançar em questões como marco regulatório e liberdade de expressão, flexibilização da Voz do Brasil e projetos que restringem a publicidade ou destinam horário gratuito para veiculação de mensagens no rádio e TV. Atualmente, quase 700 projetos de lei que afetam direta ou indiretamente a radiodifusão tramitam no Congresso Nacional.
O 27º Congresso Brasileiro de Radiodifusão será mais um marco da história da comunicação no país. As atenções estarão voltadas às discussões sobre o processo de intensa transformação vivenciado pelas emissoras de rádio e televisão, principalmente no momento em que o rádio AM migra para o FM e a TV passa de analógica para digital. Oportunidade ainda de discutir o profundo impacto no modelo de negócio das empresas e na forma de consumir informação.
A cerimônia de abertura do Congresso terá a participação de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo e de radiodifusores. Estão confirmadas as presenças da Presidente da República, Dilma Rousseff, do Ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, do Ministro Chefe da Secretaria de Comunicação, Edinho Silva, e dos presidentes da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e do Senado Federal, Renan Calheiros.
No segundo dia do evento, haverá cinco painéis sobre questões políticas, jurídicas, econômicas, tecnologias e negócios no setor de radiodifusão.
Os desafios do setor no mercado publicitário com as novas mídias e o impacto na audiência do rádio e da TV serão discutidos pelos CEOs das principais empresas de radiodifusão no painel “A nova realidade do mercado publicitário e da audiência”.
O futuro do rádio e da TV frente ao crescente processo de convergência tecnológica (a relação com serviços OTT / streaming, big data, segunda tela, mídias sociais, monetização, digitalização e switch off) será o tema do painel de tecnologia “Os desafios para adaptar a radiodifusão à convergência digital e às novas tecnologias”.
Já as medidas do Ministério das Comunicações e da Anatel na regulação da radiodifusão, em especial a migração do AM para o FM, e a radiografia da pluralidade do setor serão debatidas por advogados e especialistas no painel “Desafios regulatórios, mitos e verdades da radiodifusão”.
O momento é de união, e o setor, com a participação do radiodifusor, mais uma vez, dará mostras da importância de se debater e definir o futuro que nos aguarda.

Daniel Pimentel Slaviero - Presidente da Abert

Nenhum comentário:

Postar um comentário