sábado, 11 de julho de 2015

Rádio continua em alta em 2015.


O maior levantamento sobre os hábitos de consumo dos meios de comunicação, a “Pesquisa Brasileira de Mídia 2015”, revela que o rádio continua sendo o segundo meio mais utilizado pelos brasileiros, perdendo apenas para a televisão. Os dados também confirmam que a população gasta cinco horas do seu dia conectada à internet e que os jornais são considerados os veículos mais confiáveis.

A pesquisa, encomendada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM) para compreender como o brasileiro se informa, foi realizada pelo IBOPE com mais de 18 mil entrevistas no final de 2014.

De acordo com o levantamento, a quantidade de entrevistados que dizem ouvir rádio todos os dias aumentou, passando de 21% em 2014 para 30% em 2015. O uso do rádio tradicional caiu na comparação com o ano anterior. Ainda assim, de cada 100 pessoas entrevistadas, 80 disseram ainda ouvir rádio pelo aparelho tradicional. Cada vez mais, o telefone celular assume papel preponderante como meio para ouvir o rádio; 8% dos entrevistados disseram ouvir rádio no celular, mesmo percentual de quem ouve rádio no carro, e 4% são os que ouvem rádio em outros receptores, como o computador.

Praticamente a metade dos brasileiros usa internet. O percentual de pessoas que a utilizam todos dos dias cresceu de 26% no ano passado para 37% neste ano. Entre os internautas, 92% estão conectados por meio de redes sociais, sendo as mais utilizadas o Facebook (83%), o Whatsapp (58%) e o Youtube (17%). Os usuários das novas mídias ficam conectados, em média, 4h59 por dia durante a semana. Na pesquisa de 2014, os números eram 3h39, valores superiores aos obtidos pela televisão.

Fonte: Aerp (www.aerp.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário