quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Algumas curiosidades do rádio no Brasil


Veja como foi o começo do rádio no Brasil:

- O rádio foi oficialmente inaugurado a 7 de Set. 1922.
- Com um transmissor de 500 watts,da Westinghouse, no alto do Corcovado - RJ, para 80 recepts.
- O primeiro programa foi o discurso do Presidente Epitácio Pessoa.
- A Instalação de fato aconteceu em 20 de Abril de 1923 com Roquete Pinto e Henry Morize com a "Rádio Sociedade do Rio de Janeiro".
- Sua programação era para a elite, não para a massa: com ópera, recitais de poesia, concertos, palestras culturais...
- Receptores eram caros, importados.
- Finalidade cultural, educativa e altruísta.
- Mensalidades pagas para quem tinha os receptores, doações.
- Anúncios pagos eram proibidos

Então, depois veio a "era comercial" do rádio:
- Começa na década de 30 as transformações.
- O decreto n. 21.111 de 01/03/32 autorizava a 10% de sua programação ter comerciais.
- O erudito se torna popular.
- Contrata-se artistas e produtores.
- A competição trouxe:
* Desenvolvimento Técnico.
* Status da emissora(ibope).
* Popularidade do veículo.

Logo chegou a "época de ouro" da rádio:
"O impacto do rádio sobre a sociedade brasileira nesta época, foi muito mais profundo do que aquele que a televisão viria a produzir 30 anos depois." A era do Rádio,Orlando Miranda, p.72.
- Nos anos 40 acontece a "época de ouro do Rádio".
- Programação mais popular, mais audiência.
- Surge o Ibope, dia 13 de Maio 1942.
- A primeira radionovela foi em 1942: "Em busca da felicidade".
- Esportes, radiojornalismo -Repóter Esso...
- O contexto da primeira guerra mundial e a copa do mundo marcaram esta época do Rádio.

Então chega a tv, e o rádio muda:
- Os artistas do Rádio vão para a TV.
- Troca-se os artistas e programas de humor por música.
- As novelas e programas de auditório por serviços de utilidade pública.
- Busca-se a segmentação.
- As FMs aparecem na década de 60, com muito mais músicas.

Esperamos que estejam gostando da história do rádio no Brasil, além de tópicos, agora também mostraremos o "ano a ano"!

Confira os grandes acontecimentos no rádio no Brasil a cada ano:
1922: Realiza-se no dia 7 de setembro a primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil, como parte das comemorações do Centenário da Independência. A Westinghouse Electric, junto com a Companhia Telefônica Brasileira, instala no alto do Corcovado, no Rio de Janeiro, uma estação de 500 W, inaugurada com um discurso do presidente Epitácio Pessoa . Seguem-se emissões de música lírica, conferências e concertos, captados pelos 80 aparelhos de rádio distribuídos pela cidade. Após as festividades, as transmissões são interrompidas.

1923: O governo brasileiro monta, na praia Vermelha, no Rio de Janeiro, uma estação de rádio que transmitia, em condições precárias, programas literários, musicais e informativos. Roquette Pinto e Henrique Morize criam a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que apresentava programas educativos e culturais. Influenciadas por ela, são fundadas rádios amadoras em várias partes do país, como a Rádio Clube Paranaense, a Rádio Clube de Pernambuco, a Rádio Sociedade Rio Grandense, a Rádio do Maranhão, a Rádio Sociedade Educadora Paulista e a Rádio Clube de Ribeirão Preto. Todas nascem como clubes e sociedades e, como a legislação proibia a publicidade, são sustentadas por seus associados. Curiosamente essas rádios tinham, na época, a mesma estrutura hoje atribuída às rádios comunitárias. O rádio começou no Brasil, como epreendimento da sociedade civil organizada.

1932: Waldo de Abreu cria os primeiros anúncios de rádio no Esplêndido Programa, da Rádio Clube do Brasil do Rio de Janeiro. O governo Getúlio Vargas permite a publicidade no rádio. Sustentadas pelo dinheiro dos anúncios, as emissoras passarão a ser regidas por interesses comerciais (de seus anunciantes) e não mais de seus associados que outrora a sustentavam. As rádios perdem o caráter de “associação”. Nesse mesmo ano Locutores paulistas usam o rádio como instrumento para conseguir a adesão popular à Revolução Constitucionalista de 1932.

1935: Inauguração da Rádio Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro. Instituição do programa oficial do governo de Getúlio Vargas , a Voz do Brasil, transmitido até hoje. A Rádio Kosmos, de São Paulo, cria os primeiros programas de auditório, que permitem a participação do público. Surgem os primeiros ídolos do rádio: Linda Batista, Araci de Almeida, Francisco Alves, Carmen Miranda, Orlando Silva, Sílvio Caldas , entre outros. A primeira a possuir uma equipe jornalística.

1936: Inauguração da Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, a primeira grande emissora brasileira, líder de audiência durante duas décadas.

1937: Assis Chateaubriand inauguara a Rádio Tupi de São Paulo. A cantora Linda Batista é eleita a "Rainha do Rádio".

1938: Orson Welles aproveita a interpretação e a imaginação do rádio para narrar uma realista invasão de marcianos colocando centenas de pessoas em pânico nos EUA.

1941: A Rádio Nacional lança o Repórter Esso primeiro radiojornal brasileiro, que ia ao ar na voz de Heron Domingues . Em Busca da Felicidade, a primeira radionovela brasileira, é transmitida pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

1944: Inauguração da Rádio Globo, do Rio de Janeiro.

1948: Inicia-se a fase áurea dos programas de auditório, quando despontam cantoras como Emilinha Borba e Marlene e sua histórica rivalidade.

1956: Invenção do transmissor que permitiu a fabricação de rádios menores que iam a qualquer lugar. O rádio se torna mais companheiro com essa mobilidade.

1959: O rádio inicia a corrida para o jornalismo ao vivo dado o grande sucesso das reportagens de rua, ao vivo, e das entrevistas fora dos estúdios.

1962: Primeira transmissão Via Satélite.

1966: Surge o som estéreo.

1968: Fim do Repórter Esso. O locutor Gontijo Theodoro ficou à frente do Repórter Esso por 18 anos, 9 meses e 10 dias. Com sua voz possante e dicção perfeita, Gontijo Theodoro , às 8 horas da noite, em ponto, dava o seu "Boa Noite" e passava a informar só notícias confirmadas. Sua credibilidade era tanta, que houve um tempo em que se dizia: "Se o Repórter Esso não deu, não aconteceu".

1970: Surgimento das primeiras emissoras de freqüência modulada (FM) do país.

1975: A Rádio Globo se consagra nas transmissões de partidas de futebol.

1977: Inauguração da Rádio Cidade FM, no Rio de Janeiro, líder de audiência na década de 80. Nomes como Eládio Sandoval, Fernando Mansur, Romilson Luís, Paulo Martins, Sérgio Luís e Jaguar fazem escola em FM sob a coordenação de Carlos.

1982: A Rádio Fluminense FM, mais conhecida como "Maldita", criou uma nova linguagem de locução nas FMs. Era a Rádio Rock!. Na época do primeiro Rock in Rio, estava entre as cinco mais ouvidas regularmente.

1991: Com o slogan " A rádio que toca notícia ", o Sistema Globo de Rádio inaugura a Central Brasileira de Notícias (CBN-AM), com 24 horas de informações.

1996: Lançamento da CBN-FM São Paulo, primeira rádio só de notícias em freqüência modulada. O governo envia ao Congresso projeto de lei que prevê a regulamentação do funcionamento das rádios comunitárias.

1997: O percentual de domicílios brasileiros com aparelhos de rádio chega a 90,3%, contra 84,9% em 1992, segundo o IBGE. Na Região Sul, o índice é de 94,8%; na Sudeste, 94,3%; na Centro-Oeste, 87,2%; e na Nordeste, 83,3%.

2000: Começam a ter destaque as rádios virtuais pela Internet. Entra em atividade a RadioClick do Sistema Globo de Rádio.

2005: No ano em que o rádio comemora 83 anos de transmissão analógica no Brasil, as principais emissoras do país começam a testar a difusão digital de sua programação. A tecnologia é testada por parte das emissoras dos grupos Eldorado, Bandeirantes, Jovem Pan, RBS e Sistema Globo de Rádio.

Essa é um pouco da história do rádio no Brasil.



Fonte:http://www.dihitt.com/

Web Rádio Épocas

Nenhum comentário:

Postar um comentário